bem vindos

Barrinha MaynaBaby

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Pérolas de Sabedoria

Desde a mais tenra idade, ouvi com muito apreço tudo que minha avó paterna a Sra. Antônia Francisca do Carmo dizia. Lembro com clareza de tudo que ela me contava, dos hinos que entoávamos juntas, das palavras que líamos juntas e de todas suas filosofias de vida. 
Hoje sou casada, mãe, missionária e psicóloga, tudo que sou e tenho primeiramente agradeço ao meu Deus, depois aos meus pais e em terceiro lugar, mas não menos importante agradeço a minha avó mãe Tonha, como era chamada carinhosamente, não esqueço dessa mulher que ajudou e muito na formação do meu caráter e também me deu direção de como ser fiel ao Senhor, sendo um exemplo de fidelidade a Deus. Com muito orgulho e satisfação quero deixar registrado algumas de suas pérolas de sabedoria e de seus testemunhos.

"a criança não pode comer com pressa e nervosa, temos de ter paciência e carinho pra com elas na hora da refeição." - dizia minha avó. A primeira lembrança que tenho dessa senhora, são os bolinhos de feijão com farofa e pedaços de carne que ela me fazia comer, com muita paciência e carinho, ela juntava os 3 ingredientes formando bolinhos com sua própria mão. Hummmm!!!, aqueles bolinhos até hoje faço e levo a tradição fazendo pra minha filhinha, é uma delícia, minha filha tem uma boca boa pra comer, come muito bem porque é com paciência e carinho a hora da refeição. 

"Eu não quero minha casa suja, então a casa do Meu Pai (a Igreja) também não pode estar" - Um dia ao chegarmos na igreja minha avó viu uma papel de bala jogado no chão, eu era muito pequena, mas sua ação marcou minha vida pra sempre. O culto ainda não havia começado, quando ela viu aquele pequeno papelzinho, não esperou os diáconos ou diaconisas chegarem, lembro de ter comentado com ela: "Vó é só um papel", ela me deu aquela lição de vida, não aceitou ver a casa de Deus suja, agachou, recolheu o papel e o jogou no lixo e ponto, não esperou recompensas nem elogios por isso. Da mesma forma tenho seguido esse grande exemplo.

"Satanás tira o rabo de cima, em Nome do Senhor Jesus!"  - Essa frase ela usava todas as vezes que perdia algo e não encontrava, aprendi com ela a orar até pra procurar algo que não achamos, ela me dizia que quando procuramos algo que não encontramos principalmente na hora de irmos pra igreja, é que o diabo coloca seu rabo em cima pra não enxergarmos e perdermos tempo. Presenciei ela fazendo essa oração com autoridade "n" vezes e em seguida ela encontrava como num passe de mágica, então nada mais óbvio, hoje pode ser o que for, chave, bolsa, sapato, enfim, se eu não encontro eu oro a Deus e repreendo, logo em seguida eu encontro é FANTÁSTICO.

Se te disserem: "eu vou te contar algo, mais você não pode contar pra ninguém", cai fora, porque é fofoca, pra depois não falarem que foi você quem fez a fofoca, se a pessoa é sua amiga, ela te conhecerá e saberá que você sabe guardar segredos, não precisa te pedir, diga apenas eu não estou interessada. - Nossa de quantos apuros entre pessoas que se diziam minhas amigas, essa pérola me livrou, de quantas difamações Deus me livrou, por acatar esse sábio conselho, hoje tenho dezenas de amigas e todas me confidenciam coisas, e não me pedem discrição, pois a minha reputação é de confiança, construí isso ao longo da minha jornada, tendo como diretriz essa frase.

"Filha, não peça a Deus pra me dar mais anos de vida, peça a Deus pra que seja feita sua vontade, porque se chegou a minha hora de partir, o melhor me espera do lado de lá" - Minha avó havia recebido a notícia de que seu coração estava do tamanho de uma criança de 6 anos, ela sofria constantemente com crises de bronquite crônica e até pneumonia, por vezes fiquei ao seu lado vendo-a fazer inalação, quando a crise era forte meus pais traziam-na pra cuidar dela em nossa casa, coisa que ela detestava, porque ela não gostava de deixar suas coisinhas, antes ela gostava de sua própria casa, de sua cozinha, de seu quarto e assim por diante. Numa noite, eu tinha uns 12 pra 13 anos, ela ficou bem adoentada, respirando muito mau, nada melhorava, ela foi ficando fraca, então com muita fé, assim como ela me ensinou,  enquanto ela dormia, dobrei meus joelhos aos pés de sua cama chorando muito e fiz minha oração, para que Deus aumentasse seus anos de vida, curando-a, naquele momento eu tava colocando em prática minha fé, mas para minha surpresa ela abriu os olhos e me mostrou uma nova fé, uma fé que eu não entendia naquele momento, mas que entenderia anos mais tarde, ela me mostrou o que é crer em Deus, qual o sentimento de estar salva em Cristo, mostrou que nossa morada não é aqui, estamos aqui de passagem, somos peregrinos, nossa morada é no céu e um dia nos reencontraremos. Ela melhorou passaram anos e anos, até o Senhor recolhe-la e no dia de seu velório, lembro do seu semblante renovado, semblante lívido, leve e alegre. Louvado seja o Nome do Senhor para todo o sempre, pois grande exemplo ela me deixou e levo comigo e passo pra todos.

* Minha avó era analfabeta, mas fazia poesia e compunha hinos como ninguém, ela simplesmente os inventava como numa cantiga de roda, era coisa linda de se ver e ouvir, dávamos altas gargalhadas juntas. Um dia lhe perguntei, o por quê não havia estudado, então ela me respondeu que seu pai (meu bisavô) tinha medo que se ela aprendesse a escrever, começasse a escrever cartas pra namorados, então não permitiu que ela estudasse. Por vezes passava toda a manhã na casa dela, quando ela não me chamava eu ia por conta própria, gostava muito de ouvir suas estórias e sua trajetória de vida. Ela me contou como foi que se converteu. Ela era católica apostólica romana, sempre muito crédula, em sua casa havia enormes estátuas de santo. Um dia ela viu um senhores de terno e gravata evangelizando sobre Jesus Cristo, o Único e Verdadeiro Salvador, então ela mesma falou com Deus, dizendo: "se o Deus que esses homens pregam for o verdadeiro então que eles fossem falar com ela sem ela chamá-los". Ah, não demorou muito lá estavam aqueles homens uniformizados batendo em sua porta, no mesmo instante ela acreditou e aceitou a Jesus. Depois que ela aceitou a Jesus e o Senhor adentrou em seu coração e em seu lar, deu um vento tão forte na cidade que derrubou todas as estátuas de barro no chão e se quebrou e até morrer ela nunca mais adorou a outro Deus além do DEUS verdadeiro.
Conforme os anos foram se passando, ela foi batizada nas águas, recebeu o batismo com Espírito Santo, mas não sabia ler a Bíblia e isso a entristecia, então ela simplesmente exerceu sua fé, pedindo ao Senhor nosso Deus que a ensinasse a ler a Bíblia e é com orgulho que sou testemunha viva de que Deus concedeu isso a ela, porque em todas as vezes que líamos a bíblia juntas, ela conseguia ler a palavra de Deus, não lia mais nada, tivemos de ensiná-la a assinar o seu próprio nome pra que ela pudesse receber sua aposentadoria, sei disso porque por diversas vezes eu a acompanhava no banco, então foi mesmo um milagre, ela só sabia ler a Palavra de Deus. Seus Hinos da Harpa Cristã preferidos eram o nº 26; 46 e o nº 126.

"Filha jamais dê ouvidos pra quem fala mal dos outros à você, porque do mesmo modo que falam de outros, falam também de você." Aprendi esse provérbio da minha avó, sentindo na pele e hoje tento seguir a risca, tentando até mesmo defender o outro pra não colocar mais lenha na fogueira.

"Não revele segredos até mesmo pra amigos, porque segredos para certos amigos são como a estória dos dez dedos, o dedão conta pra o indicador, o indicador conta pra o dedo médio e assim por diante, esse é amigo desse e esse é amigo desse e lá se vão os 10 dedos." - Moral da estória aquela sua melhor amiga tem uma melhor amiga e essa melhor amiga também tem outra melhor amiga, quando vai ver seu segredo já rodou o  bairro todo. Ahh como esse sábio conselho me orientou e orienta até hoje e como tenho visto, pessoas fazendo realmente isso que minha sábia vovó falou. Eu só tenho a agradecer ao nosso Deus por tê-la conhecido, por ter nascido nessa família, ser descente dela e ter aprendido tanto.

"A ovelha conhece a voz de seu Pastor" - minha avó citava
"Hoje vou meu filho José vai vir aqui." - o tio mora na Barra Bonita, horas e horas de distância.
"Vou fazer um belo almoço, porque vou receber visita de fulano"
Quando minha avó dizia isso, eu ficava meio incrédula, até perguntava: como a senhora sabe, porque tal pessoa te ligou? - ela me respondia: "não, fulano não me ligou, nem avisou, mas lá pelas ----hs, ele(a) vai chegar, foi O Pai que me falou" - era inacreditável, no mesmo horário que ela havia visto, que Deus havia mostrado, havia lhe falado, as visitas chegavam. Sua intimidade com Deus sempre foi tão linda que me fez almejar essa intimidade e hoje contemplo que Deus revela meeeeeesmoooooooo. Porque Ele é Fiel!!!.

* Quando encontrei o amor da minha vida, o escolhido de Deus pra mim, mesmo crendo que Deus já havia abençoado a relação, queria que ela fizesse parte da nova etapa da minha vida, então antes de tomarmos um passo mais sério, decidi apresentar o Luiz a ela e enquanto todos diziam que ela já não estava mais sã das idéias, eu e o Luiz contemplamos uma idosa lúcida. Ela olhou para o Luiz, pegou e juntou as nossas mãos e nos disse: "está faltando uma aliança aqui." e apontou para o dedo anular esquerdo, naquele momento eu e ele tivemos a certeza, então ela orou por nós e nos abençoou, nunca nos esqueceremos disso.


Essa é uma homenagem ao trabalho da serva de Deus
por 
Miss.ª Valéria Pessoa da Silva





Nenhum comentário:

Tradutor