bem vindos

Barrinha MaynaBaby

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

***As parteiras***


     SIFRÁ E PUÁ
                     por Miss.ª Valéria Pessoa


                     Referência:  (Exodo 1.15-21)


Ministração no culto de Senhoras dia 11/01/2010
-As parteiras hebréias - O temor a Deus, o respeito ao poder e a soberania de Deus está acima das autoridades terrenas.

                                         
A bravura dessas mulheres - Sifrá e Puá - chamou muito a minha atenção, pois a intenção delas fora tão corajosa e destemida, cheia de obediência, temor e respeito à Deus, que Ele, O Todo Poderoso, concedeu-lhes família

O Rei do Egito citado nesse texto, não conhecera a José, pois esse já havia morrido, muitos anos antes. 
José estava no Egito quando Jacó chegou com seus 11 irmãos, passado alguns anos o povo hebreu já era mais numeroso que o povo egípcio e o Faraó que sucedeu o Rei do Egito que conheceu a José, conhecia a estória do governador do Egito, mas não tinha motivos para perpetuar a memória do Salvador do povo, por isso temendo que se multiplicasse demais e se juntassem com seus inimigos, planejou, arquitetou e colocou em prática sua estratégia. Passou a afligir o povo hebreu, mas quanto mais eram afligidos, mais se multiplicavam.


É interessante observarmos que diante das circunstâncias financeiras precárias e diante da servidão aos egípcios e ao flagelo humano o povo de Deus eram um povo próspero espiritualmente e familiarmente. 
Se olharmos pelo ótica do amor, notamos que quanto mais eram perseguidos no trabalho, mais os homens eram férteis e fortes, saudáveis e ativos sexualmente com suas esposas, porque a Bíblia nos afirma que quanto mais eram afligidos mais se multiplicavam.
O que nos leva também ao outro lado - O Lar - onde as esposas aguardavam o esposo ansiosas por acalentá-los, dar-lhe refrigério, depois de um dia árduo e pesaroso de trabalho, ou seja, nesse lugar a lua de mel nunca acabava na casa dos hebreus.


**** Por que todo esse amor, se havia tanta dor?


-Porque houve uma promessa, Deus lhes fizera uma promessa de que lhes daria a terra que mana leite e mel, sendo assim, acreditavam veemente mente que dias melhores viriam, não sabiam de onde, nem quando, nem como, mas sabiam que Deus era poderoso e fiel para cumprir suas promessas. Nessa época já não existia mais Jacó, José, nem um dos seus irmãos, porém a tradição era passar de geração em geração a estória do povo de Deus, por isso criam, porque lhes eram ensinadas as escrituras.


O rei do Egito vendo a multiplicação do povo hebreu, mesmo depois da aflição, temeu ainda mais, analisemos psicologicamente a conduta humana por um instante. 


*O que o ser humano faz quando sofre terríveis açoites, assim como, fome e trabalham sob um sol escaldante?


- Alguns podem responder: "sofrem desidratação em 1º grau", mas se eles tiverem resistência física para isso talvez suportem mais que outros, pois eram homens do deserto, estavam acostumados ao trabalho árduo, porém para um povo que era livre tornar-se escravo e ainda por cima trabalhar a duras penas e sendo afligidos todos os dias, podem suportar os 15 primeiros dias ou o 1º mês, até que chega o abalo psíquico e as estruturas emocionais desvanecem, chegando até preferirem a morte que passar por aquilo, sendo assim, seria lógico pensar que esses homens quando chegavam em casa pensassem em apenas dormirem ou descarregarem todas suas frustrações nas esposas, mas ao contrário disso esses maridos eram fortalecidos pelo Senhor Deus Todo Poderoso que era longânimo, misericordioso e amava o seu povo então os tornava prósperos e felizes dentro do lar com esposas sábias e cordiais, acolhedoras com um bom ouvido, um bom colo e também edificadas nas doutrinas da Palavra de Deus, pois também naquela época as mulheres mais novas escutavam as orientações das mais velhas, assim como, seus testemunhos.


Bem voltando a astúcia diabólica do Rei do Egito, vemos Faraó frustrado diante de seu 1º plano de aflição que não dera certo, então armou outra estratégia, decretou que só vivessem as filhas dos hebreus, mas que todos os meninos morressem ao nascer, então Faraó chamou as parteiras das hebreias que eram Sifrá e Puá, e, orientou-as que de todas as famílias que nascessem varões fossem mortos ao nascer, que só as meninas poderiam viver, não pense que ele era misericordioso, preservar as meninas tinha uma intenção, pois elas poderiam aprender a cultura egípcia, ajudar ou serem escravas domesticadas. Só que Faraó não sabia que as parteiras temiam mais a Deus do que à ele e que mesmo arriscando seus pescoços não desobedeceriam as Leis de Deus, então mesmo arriscando suas vidas recusaram-se a matar as crianças.


*Êxodo 1.17 = "As parteiras temeram a Deus e não fizeram como o rei lhes ordenara, antes deixaram viver os meninos".


Como é lindo ver o trabalhar de Deus na vida do seu povo e essas duas parteiras receberam do Senhor a dádiva de terem ambas suas próprias famílias, pois reverenciavam a Deus acima do poder de Faraó.


Penso em Paulo quando disse: "o morrer para mim é ganho", muitos séculos antes essas duas mulheres deram essa demonstração em suas atitudes que não foram 1 nem 2x, mas várias vezes. Então o Rei indignado mandou chamá-las e elas plausivelmente lhe explicou que "quando chegavam ao local os bebês já haviam nascido", podemos acreditar ou não, mas que foi uma ótima desculpa foi.


O rei muito insatisfeito armou a 3ª estratégia, editou uma lei que decretava que fosse jogadas no Nilo todas as crianças que nascessem, nessa fase Joquebede está para dar a Luz à 1 menino muito formoso que se chamará Moisés, esse menino da tribo de Levi poderia ser sobrinho neto de José (governador do Egito).


Quando Deus tem um plano na vida de alguém nada pode impedir o seu trabalhar, mesmo com essa nova lei, o inimigo não consegue sucesso, o mais lindo ainda é que além dessa mãe manter seu filho vivo, poder ter contato com ele, estar próxima, abraçá-lo, além de tudo isso ela estava sendo paga pela filha do próprio Faraó para fazer tudo isso. A coragem das duas parteiras permitiu o nascimento de Moisés e ele foi criado dentro do Palácio e o Faraó ainda teve de engolir.


Glórias a Deus !!!









Nenhum comentário:

Tradutor