bem vindos

Barrinha MaynaBaby

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CASAMENTO UMA INSTITUIÇÃO DIVINA



por Miss.ª Valéria Pessoa
(palestra para mulheres no encontro de Casais na Chácara Recanto Riacho Grande)

Muitos são os dardos inflamados do maligno contra as famílias nos dias de hoje, são dardos de todos os tipos.

Para abordar esse tema, quero fazer uso do dicionário, para algumas palavras como:
- casamento = é a união entre 2 pessoas
- instituição = é algo ou local instituído ou criado
- divina = é uma coisa dos céus, deslumbrante, excepcional.

“A união entre homem e mulher é uma criação dos céus, é algo excepcional.”

O casamento é algo divino porque foi criado pelo próprio Deus e como tal não é ruim e sim bom.
Todos sabem a estória de Adão e Eva. Sabem que Deus não queria que o homem estivesse só, por isso decidiu fazer uma auxiliadora, para que não fossem mais um, mas sim 2 e que tornar-se-iam uma só carne, compartilhando dos sonhos, desejos, temores, segredos etc...
A partir de então ambos caminhariam juntos, lado a lado, mas não foi bem isso que aconteceu

- Quem errou Deus? – jamais, antes somos nós com nossas fraquezas, frivolidades, inseguranças e orgulho que fazemos dar errado.

Quero chamar a atenção para Gênesis 3:12 = Então disse Adão: “a mulher que me deste por companheira, ela me deu da arvore e comi.”

Vemos uma total e completa ausência de culpa, Deus perguntou para Adão: “comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?”
Deus não queria saber de acusação, queria que Adão assumisse sua culpa, fosse sincero diante de Deus e pedisse perdão pelo que fizera, porém tudo isso faltou a Adão.

Da mesma maneira Deus perguntou à mulher em Gênesis 3:13 = “por que fizeste isso?”
E a mulher mais que depressa aprendeu o errado, não assumiu seu erro e foi pelo caminho inverso, o caminho mais fácil pra ela lógico.

Observemos palavras tão simples, mas que geraram grandes conseqüências.
PROJEÇÃO
No caso de Adão e Eva foram irreparáveis. E da mesma forma é nos dias de hoje, quantas vezes só sabemos acusar o outro e não vemos nossos próprios erros, isso é pura projeção.
Temos visto batalhas dentro de certos lares e as queixas são:
“No namoro ele não era assim”;
“ele não me ama mais”;
“ele é um bom pai, mas um péssimo marido”
Quando perguntamos de quem é a culpa, há um só culpado – ELE

O diabo plantou sua sementinha e eles regaram, e quantos casamentos estão da mesma maneira.
Mas tudo é o diabo? – não nem tudo é dele, mas a parcela de culpa é imensa, pois ele veio para matar, roubar e destruir. E satanás sabe onde mexer com o ser humano, bem na CURIOSIDADE.

Eva tinha curiosidade e o prazer dela durou apenas uma mordida que gerou conseqüências pra vida toda. Com isso abrangemos, abrimos vários leques com várias opções e também nos leva a uma questão muito importante!!! Deus nos deu o livre-arbítrio, devemos ter cuidado com ele, pois é o homem que controla suas emoções e não o contrário.

Assim como, Eva temos visto mulheres que não sabem mais qual é seu papel.
Na busca por igualdade dos sexos, a mulher perdeu sua identidade, a mulher não foi criada para ser o galo de briga dentro de casa, nem tampouco tapete, a mulher foi criada para ser auxiliadora. A mulher hoje busca muito sucesso profissional, isso não é errado, mas se os filhos não são acompanhados e o marido não é cuidado, o mundo cuida. Tudo que se planta se colhe e o que você quer colher? – uma vida solitária? – filhos distantes? Um divórcio?

A luta é grande, mas nossa luta não é contra a carne, contra o marido e sim contra as astúcias de satanás. Temos um grande exemplo da bíblia que é a estória da rainha Ester, ela tomou uma decisão muito corajosa, decidiu não lutar contra seu inimigo, ainda que ela soubesse que queriam matar todo o povo judeu e a ela também, mas antes disso ela buscou orientação de Deus, jejuou e consagrou, fez o que seu rei gostava de comer, para só depois de 2 banquetes fazer-lhe o pedido.

Em nossos dias não é muito diferente, existe uma batalha sendo travada. Os dardos inflamados do maligno são muitos sobre a família, sobre o lar e principalmente sobre o casal.

Notamos uma tremenda diferença entre Ester e Sara. Apesar de Sara ser a mãe das nações, ela seguiu seus impulsos e deu sua escrava para Abraão, depois do filho nascido ficou a se queixar para Abraão sobre Agar e Ismael. Não é sobre os relacionamentos de Abraão que quero tratar e sim sobre a ansiedade de Sara, e quantas de nós somos assim, nosso coração é enganoso.

* O CASAMENTO NÃO ESTÁ FUNCIONANDO
* É UMA INSTITUIÇÃO FALIDA

1) Será que é o casamento que não está dando certo, ou são os recursos que você está procurando ajuda é que são falhos?
R: quando não sabemos utilizar um equipamento lemos o manual, nosso manual é a bíblia

2) falido é quem acredita nisso

3) há chance de melhorar meu casamento? – 100% de chance

Em 1º lugar se você ainda não consagrou sua casa a Deus, faça-o agora, entronize Deus no centro do relacionamento. Se o Sr. Não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam.

2º Esqueça as fábulas= contos só na Tv e livros;
3º Não busque sabedoria humana, busque sabedoria do altíssimo = mtas mulheres estão estudando coisas erradas, estudando novelas e as amigas, não estão estudando a palavra de Deus.
4º Tenha responsabilidade= implica em aceitação de obrigações que são novas, diferentes e desafiadoras no casamento. Novas, porque o velho já foi, diferentes pq é o começo de algo que não experimentaram e desafiadoras pq não será fácil, mas não desista prossiga, todo dia vai surgir novos desafios.

PERGUNTE A SI MESMA
1-     Como estou cuidando da casa? Está organizada? O ambiente é agradável? Tem coisas entulhadas?
2-     Qdo ele chega, ele gosta de ficar em casa?
3-     Você tem utilizado palavras brandas?
4-     Você é uma pedra preciosa na vida de seu marido ou pedra no sapato?
5-     Como você se veste p/ esperar seu marido? E como se veste para sair?
6-     Vc realmente tem se cuidado? A vaidade deve ser cuidada p/ não atrapalhar a espiritualidade.

5º lugar FIDELIDADE = tem tudo a ver c/ cumplicidade, p/ uma vida a 2 ser bem sucedida, este principio precisa ser cultivado à partir de pequenas coisas, pequenos detalhes, acariciar, apreciar.

6º AMOR= o amor é tudo, mas o que o homem tem deve ser aprendido, pois o que grande maioria tem é o amor EROS o que devemos ter é o ÁGAPE.

Nenhum comentário:

Tradutor