bem vindos

Barrinha MaynaBaby

terça-feira, 3 de maio de 2011

A MATURIDADE NA ADOLESCÊNCIA

A adolescência é a fase de transição entre a infância e a idade adulta, ela se estende dos 13 aos 21 anos para os meninos e dos 11 aos 19 anos para as meninas. Por que essa diferença? - porque a mulher amadurece mais rápido do que os homens .
Os adolescentes geralmente são taxados de "aborrecentes", porque nessa fase, todas as experiências vividas na infância estão aflorando agora, esse período é caracterizado por amplas e profundas transformações, por isso ficam agitadiços. 
O propósito desse tema, não é apenas o de ajudar o adolescente a enfrentar com maturidade essa fase, mas também proporcionar uma visão mais clara dos conflitos da adolescência e ajudá-lo a construir e edificar-se um jovem saudável durante essa experiência. E para abordar mais sobre o assunto, queria discutir assuntos relacionados ao sexo na adolescência, pois quando chega a adolescência, muitas vezes também chegam as primeiras experiências sexuais e o que tenho visto e ouvido ao longo dos anos é assustador.
Nem todos sabem, mas o despertar da sexualidade nada tem a ver com a genitália humana (com o pênis ou a vagina), normalmente acentuada nessa fase, a sexualidade é algo muito individual. 
Muitos acreditam que o único risco do sexo são de ordem física, como uma gravidez indesejada ou a contaminação pelo vírus HIV ou alguma DST. No entanto quero alertá-los que viver plena mente as experiências sexuais podem trazer outros problemas: traumas que sem tratamento serão carregados pelo resto da vida.
O trauma psicológico aparece sempre que a pessoa se inicia em qualquer área sem estar preparada. 
No caso sexual, a iniciação inadequada pode refletir na conduta dos anos seguintes, trazendo ansiedade durante a relação, disfunções e dificuldades no relacionamento. Todos esses problemas influenciam no cotidiano porque o sexo faz parte da vida e como tal é primordial que seja bem vivido. 
Há meninas que aos 12 a. já têm relações sexuais, só que estão muito imaturas, então aos 15 a. já tiveram tantas defraudações, tantas frustrações que desistem de buscar constituir família. 
Infelizmente nossa sociedade é muito "erotizada" e chama a atenção para os riscos físicos do sexo, só que esquecem do outro ponto, que é a mente e o espírito sadio. Um dos exemplos de erotização, diz respeito a como a sociedade encara a virgindade, ser virgem não significa de maneira alguma estar fora do mundo atual ou fora da moda, mas estar em um momento de reflexão e de bem consigo mesmo. A pessoa virgem ainda não se sente preparada para enfrentar a relação sexual com a maturidade que ela merece e isso independe da idade, ela admite isso. 
As vezes alguns adolescentes preferem dizer que já tiveram sua 1ª relação sexual para não ser massacrados diante de comentários e piadinhas dos colegas.
Estar maduro para a 1ª relação é compreender o que ela significa e saber lidar com os problemas que ela pode trazer. Muitos adultos sofreram traumas por uma adolescência conturbada, no desejo de se sentirem aceitos por um grupo e se auto afirmar. Houve uma menina que aos 12 a. teve relações sexuais para ser aceita em uma gangue, ela sofria com o pai dentro de casa, então resolveu encontrar o amor num grupo de amigos, queria se sentir livre e amada, só que o que ela não esperava é que depois de a aceitarem, ela teria de ter relações freqüentes com vários membros do grupo. Imagine vocês como essa menina era carregada de más sensações, abusos, além do trauma que ela sofreu. Muitas vezes alguém acha que é livre, mas não é (essa menina aprendeu da pior maneira), ser livre é dizer NÃO!, de dentro pra fora, para aquilo que irá lhe fazer mau e dizer SIM! para o que vai lhe fazer bem.
Existem alguns que tem essa mentalidade: "lavou tá novo" e não é assim, o sexo promíscuo traz maus espíritos para aquele que não tem, traz desequilíbrio emocional, entre outras coisas. 
Outros consideram o "ficar" o máximo, o ficar é igual beijar, beijar, beijar e beijar, e, o beijo é que nem forno de fogão, liga em cima acende embaixo.
Outro fato que me assusta, a camisinha, uma borracha que foi desenvolvida com o intuito de proteger da AIDS, agora banalizou tudo, o povo só usa p/ proteger de uma gravidez, se esquecendo de todo o resto. Também tem a pílula do dia seguinte, que foi desenvolvida com a finalidade de não permitir uma gravidez depois de um estupro, agora é ridículo, o povo usa como prevenção de filhos e não é assim, essa pílula pode trazer sérios problemas  se for usada como se toma água, então vamos despertar e esperar pela pessoa certa, a pessoa certa é aquela que você ama e tem afinidades com você e você consegue suportar seus defeitos.


Nenhum comentário:

Tradutor