bem vindos

Barrinha MaynaBaby

quinta-feira, 5 de maio de 2011

MENOPAUSA

Tenho encontrado e convivido com muitas mulheres que enfrentam a menopausa e o que tenho observado é o quão despreparadas, para esse momento tão importante da vida, estão essas mulheres. E pensando sobre o assunto decidi postar essa matéria na tentativa de desmistificar os mitos e verdades sobre esse assunto.


Que a Menopausa é a última menstruação da mulher e encerra seu período fértil, todo mundo sabe disso, o que muitos não sabem é que a vida não acabou e muitos têm conceitos errôneos sobre isso. As mulheres ficam impacientes e a todo momento acusam estarem na menopausa, como sentindo vergonha de chegar nesse estágio, os homens por sua vez não suportam esse estágio das mulheres e praticamente as abandonam, então lá vai algumas dicas e explicações que considero muito importante.


O período em que a mulher convive com alterações e irregularidades menstruais, até chegar na menopausa é conhecido como climatério e essa é uma fase de profundas modificações no corpo da mulher, tais modificações são resultantes de uma menor produção de hormônios pelos ovários, então algumas mulheres apresentam sintomas intensos nesse período, como ondas de calor, dores de cabeça, dentre outras causas, assim como, fatores somáticos ou psíquicos, ou até mesmo à condição social da mulher. Dessas alterações  talvez as mais importantes sejam as que causam repercussões psíquicas, pois com a queda da capacidade reprodutiva, muitas mulheres acreditam diminuir também a capacidade de produção, uma vez que a maioria já está aposentada e com os filhos criados, ela se sente sozinha e desamparada, é a "Síndrome do ninho vazio", e também do grande mito da "velhice" assexuada, ou seja, como também há a diminuição da lubrificação vaginal, algumas mulheres pensam estarem "mortas" para o sexo, por sentirem incomodo durante a relação, o que não é verdade. A maturidade em nada tem a ver com a sexualidade feminina, existem casos em que nessa época, as mulheres se sentem na "idade da loba" e parecem rejuvenescer para a vida, a essas mulheres eu dou os meus PARABÉNS!!!, pois na grande maioria dos casos são mulheres que aceitaram essa nova etapa de suas vidas, a abraçaram e resolveram aproveitar ao máximo, são mulheres que costuma ir ao salão de beleza, a um restaurante, a um cinema, enfim...em outros casos infelizmente eu noto um preconceito de algo que lhe passaram, que foi introjetado por algumas mulheres e elas costumam sofrer mais nessa nova fase.


Os primeiros sintomas do climatério são alterações do fluxo menstrual, ora vem muito sangue, até 2 x no mês, ora vem pouco, apenas uma "borra" sujando a calcinha ou absolutamente nada e distúrbios neuro-vegetativos, como ondas de calor e sudorese profusa, é uma onda de calor que sobe pelo pescoço, toma a face e depois o corpo, o suor é intenso, até mesmo em noites mais frias, nessas noites quem é casada sente pena dos maridos, porque enquanto eles se cobrem com mantas e cobertores sentindo frio, elas ligam o ventilador / circulador de ar sentindo extremo calor. Outro sintoma é a falta de lubrificação, podendo causar até atrofia da mucosa, existem também quadros de incontinência urinária, a mulher pode passar a urinar nas calças e até ter cistites de repetiçãoAs Alterações do humor, nervosismo, depressão e cansaço também são bem comuns nesta fase, a mulher tem momentos de euforia e em seguida pode ter sentimentos de profunda tristeza, o que leva os familiares a ficar sem entender, mas é o momento em que elas mais precisam de apoio do marido e dos filhos, por ser uma fase de descobertas, elas passam por altos e baixos, de bom humor a péssimo humor num segundo, por último existe o risco da osteoporose e doenças cardiovasculares nessa fase.


Geralmente a menopausa tem início entre os 45 e 55 anos, mas há casos de mulheres que entram na menopausa antes dos 40 anos - é a chamada menopausa precoce - ou acima dos 60 - a menopausa tardia.


Embora essa fase traga uma série de incômodos, é possível ter uma vida saudável, tanto no que se refere à parte física quanto à emocional e sexual. Está comprovado que a falta de informação durante o climatério, contribui para sedimentar o estado depressivo nas mulheres, portanto é necessário obter informações com profissionais da área da saúde, eles serão capazes de redimensionar com propostas mais definidas para melhorar a qualidade de vida. 
Atualmente os sintomas são muitas vezes controlados com o uso de terapia de reposição hormonal, em outros casos apenas dieta e exercícios, mas para mim o principal mesmo é a mulher se aceitar e se amar, curtir essa fase da melhor maneira possível, ao lado de pessoas que a ama, fazendo caminhadas, viajando, conhecendo outros lugares e se não tiver dinheiro para isso, apenas ser feliz, esquecer todo e qualquer julgamento, não ter preconceitos e aproveitar a vida.


beijocas 




  





2 comentários:

Wansny disse...

Muito boa esse assunto, mas graças à Deus ainda estou longe de viver isso, porém, já convivo com pessoas que estão passando por essa fase e não é nada fácil.

pessoamercedes@yahoo.com.br disse...

oi val que assunto bom...
porque mtas mulheres vive essa fazem,e ñ se trata,as ultimas menstruacão,as mulher ficam c mto calor,anciosas,nervosas.poriso que nessa faze nós precisamos ir ao medico p/ começar o tratamento.

Tradutor